A mentira é uma velha conhecida de todos nós, afinal quem nunca contou uma mentirinha inofensiva, seja para agradar, preservar alguém ou até evitar aborrecimentos. Afinal como diz o ditado “a verdade dói”. Sim, em algumas situações, a verdade pode aborrecer mesmo. Mas será melhor mentir?
Muitas vezes mentimos para nós mesmos, para justificar algum comportamento inadequado ou para compensar uma frustração pessoal. E depois essa mentira passa a nos acompanhar em forma de ressentimento, tristeza, decepção. E o resultado não é nada agradável, pois vem acompanhado de um turbilhão de sentimentos penosos para carregar.Como tudo tem um preço, essas mentirinhas podem ser caras demais.
Por isso, por mais doloroso que seja reconhecer esse comportamento e entender o que estamos querendo evitar quando contamos mentirinhas para nós mesmo, pode ser um primeiro passo para nossa cura. Tudo é um processo de autoconhecimento e, pode até não ser fácil, mas é possível enfrentar nossos medos para que possamos enfrentar nossas verdades.